fbpx

Como descartar luvas de proteção corretamente

As luvas de proteção da Supermax produzidas em látex ou nitrilo são descartáveis, ou seja, devem ser utilizadas uma única vez. Assim como todo material, devem ser descartadas da forma correta e tomando devidos cuidados para que não haja contaminações. Por isso, é importante aprender a descartar luvas de proteção corretamente.

Profissionais que entram em contato com contaminantes e fluídos corporais rotineiramente já possuem lixo próprio e técnicas de descarte regulamentadas pela ANVISA e pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Contudo, algumas profissões que entram em contato com produtos abrasivos – como faxineiros, cabelereiros e até mesmo mecânicos – nem sempre possuem acesso a esses recursos ou sabem como o descarte ideal deve ser feito.

Desse modo, preparamos este post sobre como o descarte “caseiro” (aquele que não necessita de regulamentação) deve ser realizado. Confira o passo a passo:

1. Retirando das mãos

É importante que a luva seja retirada sem que haja contato da sua mão com a parte externa do material. Assim, evita-se a contaminação da sua pele com agentes que podem estar na luva.

Com ambas as mãos enluvadas, comece retirando a luva de sua mão dominante. Segure na parte externa e evite entrar em contato com sua pele. Depois disso, com a mão dominante já sem luva, insira um dedo na parte interna da outra luva e retire-a por completo, evitando tocar na parte externa da luva, conforme imagem acima.

2.  Tipo de descarte ideal

Hospitais e outros locais de saúde possuem lixo próprio e coleta diferenciada para descarte de materiais que possam conter agentes contaminantes, mas geralmente outras profissões e locais não possuem acesso a este tipo de serviço. Mesmo assim, podemos tomar algumas medidas de precaução para que o descarte ideal.

É importante sempre descartar suas luvas de proteção no lixo comum, de preferência em saco fechado. Lembre-se de nunca descartar em lixo aberto, caçambas, depósitos, lixos recicláveis ou locais que deem acesso para que as luvas sejam recolhidas e entre em contato com outras pessoas, como é o caso de quem coleta recicláveis.

3. Enfim, descartando

Após cumprir os passos aqui descritos, jogue suas luvas em um saco de lixo reforçado, evitando que elas entrem em contato com a lixeira e sem que suas mãos entre em contato com as partes externas da luva. Feche o saco e, quando for descartá-lo para que seja levado pelo caminhão de lixo, ensaque com outro para evitar o contato dos trabalhadores que recolhem o lixo com qualquer contaminante.

Após retirar as luvas, lave bem suas mãos com água e sabão e também após o processo de descarte final.

Lembre-se que esta postagem foi criada com intuito de auxiliar profissionais e pessoas que utilizam as luvas fora de ambientes onde o descarte é regulamentado pela ANVISA e pelo CONAMA; as regulamentações devem ser seguidas à risca nos casos onde ela é obrigatória.

Acompanhe mais da Supermax Brasil em nossas redes sociais: Supermax Brasil no Facebook // @luvassupermax no Instagram