fbpx

4 coisas que você precisa saber sobre o uso de álcool gel contra o coronavírus

Esta postagem foi feita em abril de 2020 e pode conter dados desatualizados.

O álcool gel é um potente aliado na luta contra o novo coronavírus, mas ainda causa algumas dúvidas referentes às suas formas de utilização e eficácia. Confira 4 coisas que você precisa saber sobre o uso de álcool gel contra o coronavírus:

  1. O álcool gel é eficaz?
    Sim! O álcool gel 70% mata o coronavírus porque destrói sua membrana. Essa membrana é formada por uma camada de gordura, por isso a lavagem das mãos com sabão se torna eficiente também. O álcool gel é o antisséptico mais eficiente no combate ao vírus, inclusive seu uso é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde do Brasil, por ser eficaz e não abrasivo. O tempo de fricção recomendado do álcool gel 70% para que ele faça efeito é entre 20 a 30 segundos.

  2. Posso substituir o uso do álcool gel nas mãos por desinfetantes?
    O álcool gel é um produto antisséptico e produtos antissépticos são aplicados em tecidos vivos, como a pele e mucosas. Portanto, são desenvolvidos para não causarem reações. Os desinfetantes têm uso voltado para superfícies e objetos inanimados, além de conter em suas formulações produtos específicos para tal fim, podendo desenvolver reações indesejáveis na pele.

  3. O álcool em gel 70% não deve ser substituído por outros tipos de álcool
    O álcool gel não deve ser substituído por etanol de combustível, álcool isopropílico ou bebidas alcoólicas, por exemplo. Muito menos por produtos alternativos como o vinagre ou suco de limão. Além de não possuírem eficácia germicida comprovada, esses produtos podem ser tóxicos e provocar reações adversas.

  4. A forma mais recomendada de substituí-lo é a lavagem das mãos com água e sabão
    Se você realmente não encontrar álcool gel 70% para comprar, a forma mais recomendada de se proteger é lavando as mãos com água e sabão com bastante frequência. O uso de água e sabão em superfícies e objetos também é recomendado. A higiene das mãos é considerada o procedimento mais barato e efetivo para evitar a disseminação de infecções.

    Você sabia que a Organização Mundial da Saúde definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos? Esse ato possui tanta relevância que ganhou uma data própria! Em 2019, o tema da campanha mundial “Salve vidas: higienize suas mãos”, proposta pela OMS e apoiada pela Anvisa, foi “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.

    É importante tomar todas as medidas de precaução necessárias nesses tempos de pandemia. Contudo, não podemos esquecer da cautela e procurar por informações de confiança. Estamos todos juntos e, mais do que pensar em nós, quando nos protegemos estamos contribuindo com a saúde de toda a população.

    Agora que você já sabe como se proteger do novo coronavírus utilizando álcool gel, aproveite para conhecer um pouco mais da Supermax e nossas luvas de proteção. Clique aqui e veja nossos produtos.

    Fontes:
    https://foodsafetybrazil.org/afinal-por-que-o-alcool-70-e-mais-eficaz-como-bactericida-que-o- alcool-absoluto/
    http://cfq.org.br/noticia/nota-oficial-esclarecimentos-sobre-alcool-gel-caseiro-higienizacao-de- eletronicos-e-outros/
    https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao -das-maos