fbpx

O uso de luvas descartáveis de alta resistência na limpeza hospitalar

O uso de luvas descartáveis de alta resistência na limpeza hospitalar

Clínicas e hospitais são ambientes que apresentam grande risco de contaminação, e a limpeza hospitalar é uma importante ferramenta para controle de proliferação de doenças. A limpeza e a higienização são fundamentais para proporcionar um entorno saudável e livre de agentes causadores de doenças. Cada tipo de ambiente requer técnicas de limpeza específicas, produtos adequados e mão de obra treinada. No setor hospitalar, esse cuidado deve ser redobrado.

Tão importante quanto a limpeza, é a escolha adequada dos EPIs que devem ser utilizados durante a limpeza hospitalar. Luvas de borracha, sejam de látex ou nitrilo com forração, têm espessura grossa para aumentar a proteção e resistência contra os produtos químicos utilizados na higiene hospitalar. Apesar de muito seguras, elas precisam ser higienizadas ao final de cada limpeza, além de ser necessário um local para secagem adequada e frequentemente podem apresentar odor devido a retenção de umidade associada ao suor do usuário.

Pensando nisso, foram lançadas no mercado luvas de espessura intermediária,  descartáveis, fabricadas em nitrilo, com espessura até 3 vezes maior que as luvas de procedimento, proporcionando maior resistência. Essas luvas, além de apresentarem a vantagem de serem descartadas após o uso, eliminando a possibilidade de carregar agentes potencialmente infecciosos de uma área para outra, reduzem o custo com lavagem e secagem das luvas. 

Assim como é muito importante a troca dos panos e soluções dos baldes ao finalizar cada ação de limpeza de uma área ou mobiliário (ambos podem levar à infecção cruzada), também é muito importante trocar ou descartar as luvas utilizadas no processo de higienização, especialmente quando tratam-se de áreas críticas ou semicríticas, onde o controle de infecções deve ser ainda mais rigoroso.

Por este motivo, as luvas descartáveis ganharam força e se estabeleceram-se como uma importante ferramenta para Precauções de Contato, justificadas principalmente pelo controle da contaminação.

www.unesp.br/pgr/pdf/manual-limpeza.pdf

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manual_biosseguranca-servicos_saude.pdf

https://www.limpeza.com/artigos/entenda-a-importancia-da-limpeza-hospitalar