A partir de qual idade devemos usar creme dental com flúor nas crianças?

Os recém-nascidos não possuem dentes erupcionados, eles começam a aparecer entre os 3 e 9 meses após o nascimento. Todos os dentes decíduos (“de leite”) surgem até a criança completar 3 anos de idade.

Assim que os dentes começarem a nascer, deve-se escová-los de 2 a 3 vezes ao dia com uma escova dental macia e creme dental compatível com a idade. A escovação deve ser supervisionada para evitar que a criança engula o creme dental.

A recomendação formal da Associação Brasileira de Odontologia, do FDA e da Academia Americana de Odontopediatria atualmente é que as crianças utilizem dentifrício fluoretado desde o nascimento dos primeiros dentes.

O flúor tem a capacidade de interferir com os processos de iniciação e progressão da lesão de cárie, mantendo o equilíbrio mineral dos dentes, além de ser capaz de repor perdas minerais que já ocorreram no tecido dental e de ativar a capacidade remineralizante da saliva. Os estudos com flúor observaram que há uma redução que varia de 25 a 40% na presença de novas lesões de cárie.

Existem ainda no mercado cremes dentais sem flúor, destinados para as crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. No entanto, a orientação aos pais é para utilizar creme dental com flúor na formulação. Para evitar qualquer tipo de dúvida de qual pasta utilizar é imprescindível a orientação de um odontopediatra.

Para conferir a proteção necessária, a concentração ideal do flúor no creme dental deve ficar entre 1.100 e 1450ppm. Creme dental com concentração inferior a 500 ppm não oferece proteção efetiva contra as cáries.

A quantidade de pasta também é muito importante, ela deve ser usada na quantidade conforme ilustrado abaixo, sempre sob a supervisão de um adulto.

Menores de dois anos devem escovar os dentes duas vezes ao dia, manhã e noite, na quantidade de um grão de arroz cru. Após essa idade aumentar gradativamente, até o tamanho de um grão de ervilha.

Se os pais usarem essa quantidade, não ultrapassam 30% da margem de segurança de deglutição de flúor, ou seja, ainda que a criança engula o creme dental, ela não correrá riscos de ter nenhum problema por conta disso.