Luvas descartáveis também são EPI – entenda em quais situações

Existem situações onde luvas descartáveis são absolutamente necessárias, sendo consideradas como equipamentos de proteção individual. Saiba mais

Se você ainda não sabe o que são EPI’s, a gente explica: Os Equipamentos de Proteção Individual são objetos obrigatórios em determinados espaços de trabalho, que têm por objetivo evitar que acidentes de trabalho aconteçam. Seja a proteção contra impacto mecânico (capacete), contra intempéries (protetor solar) ou contra quedas (cinto de contenção), os EPI’s são extremamente necessários e são o fator que mais colaborou para a queda no número de acidentes em ambientes de trabalho.

Por que luvas descartáveis também são EPI’s?

As luvas de procedimento são dispositivos descartáveis e de uso obrigatório para médicos, enfermeiros e socorristas. Sem as luvas descartáveis, o profissional de saúde fica exposto a agentes infecciosos, que podem variar de um simples vírus da gripe, a vírus causadores de doenças mais graves — como o HIV. É fundamental que a luva seja usada em qualquer tipo de procedimento: desde os mais invasivos (neste caso, a luva precisa ser estéril) aos mais simples, como a realização de pequenos curativos.

Neste caso vale lembrar que, embora a luva descartável seja considerada um Equipamento de Proteção Individual, sua utilização é uma questão de biossegurança e protege o ambiente hospitalar como um todo, impedindo infecções hospitalares.

Mas não é apenas em ambientes hospitalares que a luva descartável está presente. Tatuadores, por exemplo, devem usar luvas de procedimento para não entrar em contato com o ferimento criado durante a tatuagem. Alguns trabalhadores da construção civil precisam usar as luvas descartáveis para misturar componentes das tintas, ou para evitar a irritação causada pelo pó fino dos materiais em suspensão. Pesquisadores usam luvas para não contaminarem as amostras e restauradores de pinturas (dentre outras obras de arte) não querem deixar resquícios de gordura e ácidos corporais em contato com a peça. Quem trabalha com agentes químicos de limpeza também precisam proteger a pele e assim por diante.

 

Considerando a importância de estar bem protegido durante seu trabalho, escolha as Luvas Supermax para fazer esse papel!

 

Referências: