Porque algumas luvas apresentam defeitos?

A Supermax segue padrões rigorosos de fabricação! Hoje vamos explicar um pouco do processo de fabricação das luvas de procedimento, para entender porque eventualmente alguma luva com defeito pode chegar até o consumidor.

Para entendermos mais sobre os defeitos das luvas, primeiro é necessário saber como a fabricação funciona!  

O processo de fabricação das Luvas Supermax.

As Luvas Supermax são fabricadas através de moldes de porcelana, que são mergulhados nos tanques de látex ou de nitrilo, e seguem para fornos de secagem, que realizam a vulcanização (endurecimento) da luva. Esse processo é realizado repetidamente até atingir a espessura necessária.

O composto de látex ou nitrilo está em constante movimento dentro do tanque, para não endurecer. Quando uma bolha adere ao molde das luvas, ela estoura na hora da secagem, formando um furo. A limpeza do molde também faz um papel importantíssimo na garantia da qualidade das luvas, pois caso não seja bem feita, a aderência do composto no molde pode ser comprometida, gerando furos ou má formação.

Os rasgos maiores normalmente são criados na retirada das luvas do molde. Nas linhas de fabricação de nitrilo, as luvas são retiradas do molde através de um processo automatizado. Já as luvas de látex são retiradas manualmente. Este vídeo explica bem como funciona uma planta de fabricação de luvas de procedimento!

Como funciona o Controle de qualidade das luvas de procedimento.

O controle de qualidade das luvas é realizado por amostragem, seguindo normas técnicas brasileiras e internacionais. A cada 2h são retiradas amostras das luvas na linha de fabricação e todos os parâmetros são conferidos. As amostras são testadas quanto a furos, rasgos e requisitos mecânicos, como alongamento e força de ruptura, além de requisitos dimensionais (espessura, largura, comprimento). Caso alguma anormalidade seja detectada, a linha de produção é parada e as correções necessárias são aplicadas.

Ao final da produção de cada lote, são realizados testes de qualidade para aprovação do lote. Para cada requisito existe um limite de defeitos aceitáveis, definidos na Portaria 332/2012 do INMETRO, e que são os critérios para aprovação ou reprovação do lote.

A Supermax busca diariamente redução de defeitos na fabricação, porém, eventualmente, algumas falhas podem ocorrer. As luvas são equipamentos de proteção individual, que reduzem o risco de contaminação do usuário, mas a eliminação do risco só é possível eliminando-se totalmente o contato com o agente contaminante. Por este motivo, é muito importante manter a lavagem de mãos e inspecionar a luva para verificar se não há defeito aparente antes de vesti-la.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: sac@supermax-brasil.com

Se você busca luvas de qualidade e atendimento especial, experimente as Luvas Supermax e surpreenda-se!

Referências: