A importância da higiene das mãos no trabalho

Lavar as mãos é importante em todos os momentos, mas no trabalho a higiene das mãos deve receber uma atenção especial. Saiba porquê

A Supermax é uma fabricante de luvas descartáveis, então fica claro que a preocupação por detrás de nosso trabalho é a higiene e o cuidado. É por isso que hoje destacamos a importância da higiene das mãos no trabalho (e a razão pelas quais até mesmo as melhores luvas descartáveis não substituem a lavagem completa!).

De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho estão intrinsecamente ligados, posto que visam garantir a saúde tanto dos empregados, quanto daqueles que consomem os produtos ou serviços em questão. Isso pode parecer óbvio à primeira vista, mas o conjunto de regras e procedimentos de higiene são mais complexos do que se pensa nestes casos. Existe também o conceito de higiene ocupacional, que tem como principal função antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os perigos para a saúde no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger a higidez e o bem-estar dos trabalhadores e da comunidade em geral.

Porque, então, priorizar a higiene das mãos?

Existem várias condições sanitárias e de insalubridade que podem ocorrer em decorrência da má higiene das mãos. Se o indivíduo trabalha com produtos químicos, existe o risco de penetração destes agentes pela pele, quando o contato é prolongado. Se expandirmos o espectro de análise para todo o tipo de agente etiológico, o risco de contaminação cruzada é muito grande quando a higiene correta não é aplicada ao trabalho!

Para evitar esses problemas, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza um guia sobre higienização das mãos para os mais diversos tipos de ambiente de trabalho. Também é interessante notar que a popularização de diversos equipamentos de higiene facilitou a promoção e manutenção da higiene nestes locais. O álcool em gel merece destaque, pois está localizado sempre na entrada/saída de sanitários. Essa substância serve para sanitizar as mãos e, assim, evitar um verdadeiro “efeito dominó” de contaminação.

A preocupação com a saúde e a higiene é uma preocupação da Supermax. Nossos produtos estão disponíveis para todas as profissões que exigem o distanciamento sanitário entre trabalhador e objeto/paciente. Todavia, é necessário fazer o processo completo – Um ambiente limpo exige a higiene de todas as pessoas envolvidas!

Referências: