SIPAT: O que é, e por que fazer.

A Supermax incentiva a realização da SIPAT em todas as empresas.

A sigla SIPAT quer dizer Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. Ela é uma das atividades obrigatórias das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O objetivo principal da SIPAT é conscientizar os colaboradores da empresa sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Ela representa o período onde são realizadas estas atividades direcionadas de conscientização e prevenção.

A SIPAT acontece anualmente, e durante essa semana algumas empresas aproveitam para reforçar programas de treinamento já realizados.

Além disso, costumam realizar palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades para motivar a participação do maior número de funcionários.

Apesar de não existir por lei um número mínimo de funcionários para a realização da SIPAT, é importante a participação do maior número de pessoas, de todas as áreas da empresa, independente do tamanho e do segmento de atuação.

QUEM ORGANIZA A SIPAT?

Geralmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é organizada pela equipe de RH da empresa, ou por técnicos de segurança do trabalho.

Não existe um tema obrigatório para guiar as atividades da SIPAT, mas normalmente as empresas costumam escolher um tema principal para desenvolver as palestras e atividades.

Interessado em organizar uma SIPAT em sua empresa?

Siga os seguintes passos:

  1. Defina a equipe responsável;
  2. Eleja um coordenador;
  3. Dividam as tarefas;
  4. Definam as datas das reuniões da CIPA;
  5. Definam as atividades da SIPAT;
  6. Escolham a data para a SIPAT, e divulguem com antecedência para os colaboradores, com cartazes, avisos, faixas, e-mail marketing, etc…

A Supermax, líder mundial na fabricação de luvas de proteção, apoia e incentiva a realização da SIPAT em todas as empresas.

SOBRE A SUPERMAX

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Com um moderno Centro de Distribuição, certificado pela ANVISA em Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Produtos para Saúde, a Supermax Brasil possui estoque com entrega imediata.

A área de armazenagem conta com controle de temperatura, umidade e luminosidade, preservando as características originais das embalagens e dos produtos.

Fonte:

http://blog.inbep.com.br/o-que-e-sipat-qual-sua-importancia/