Alergia no inverno: confira algumas dicas para evitar as alergias respiratórias

As baixas temperaturas aumentam a incidência de alergia no inverno. Saiba como se prevenir.

Se você sofre com alergia no inverno, leia esse post até o fim!

A estação mais fria do ano está chegando, e com ela aumentam as alergias respiratórias, como asma e rinite. Espirros, tosses, coriza e nariz entupido são os sintomas mais comuns, e chegam até mesmo antes do inverno.

As alergias respiratórias são provocadas pelo processo inflamatório da mucosa de todo o trato respiratório. Com as temperaturas mais baixas do inverno, essa mucosa fica mais reativa a alguns fatores, como ácaros, pelos de animais e mofo.

Os ácaros são um dos principais desencadeadores de crises alérgicas. Esses animais minúsculos, que se alimentam da pele humana, ficam alojados em almofadas, colchões, tapetes e roupas guardadas por muito tempo.

Dicas para evitar alergia no inverno

Livre-se dos ácaros

Abra as janelas para o sol entrar e o ar circular. Limpe a casa com panos úmidos, ao invés de vassouras ou espanadores que podem espalhar os ácaros pelo ar. Evite o uso de carpete no piso, e o excesso de bichos de pelúcia.

Mantenha o tratamento

Se você já faz tratamento contra rinite alérgica e asma, mantenha durante o outono. Seu organismo vai ficar mais forte e preparado para enfrentar os fatores que desencadeiam as crises no inverno.

Evite locais fechados

Locais fechados e com grandes aglomerações de pessoas são ambientes ideais para a transmissão de infecções virais. Procure ficar longe sempre que possível.

Na hora de dormir

Proteja seu colchão e travesseiros com tecidos impermeáveis, que impedem que os ácaros se alojem neles. Durante o dia, coloque os travesseiros e o colchão no sol, e troque a roupa de cama semanalmente.

Geral no guarda-roupa

Limpe todo o guarda-roupa, e lave os casacos e cobertores antes de usá-los.

Tome a vacina

Tome a vacina da gripe, uma importante proteção contra o vírus.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos.

Fonte: