Cuidados com a saúde: conheça as doenças mais comuns nos olhos no inverno

O inverno exige maiores cuidados com a saúde dos olhos, já que alguns fatores aumentam a incidência de doenças na estação.

Se no verão os grandes vilões dos cuidados com a saúde dos olhos são a piscina e a praia, no inverno a dupla que ataca é o clima seco e a baixa umidade do ar.

Durante o inverno nossos olhos perdem uma pequena quantidade de lubrificação natural, por conta da evaporação da camada aquosa das lágrimas. E na estação mais fria do ano também acontece uma maior concentração de poluentes no ar.

Esses fatores são um prato cheio para a proliferação de doenças oculares. Conheça as principais delas e aumente os cuidados com a saúde dos olhos no inverno:

Alergias oculares

Alergias oculares são respostas exageradas do organismo a certas substâncias (alérgenos) que atacam os olhos ou pálpebras. Os alérgenos mais comuns são a poeira, fumaça e ácaros, e com a baixa umidade do ar do inverno eles se espalham mais facilmente.

As alergias oculares são mais comuns em quem já tem rinite alérgica, asma e alergias de pele. O tratamento deve ser indicado por um oftalmologista, e geralmente deve se afastar o agente causador.

Conjuntivite

Durante o inverno as pessoas passam mais tempo em lugares fechados, seja no ônibus, no trabalho ou em casa. E isso aumenta a incidência de conjuntivite, que é uma inflamação na conjuntiva.

A conjuntivite pode ser alérgica, viral ou bacteriana. A viral é a mais contagiosa, e de tratamento mais demorado, geralmente em torno de 15 dias. Entre os sintomas estão vermelhidão, coceira, lacrimejamento excessivo e sensação de areia nos olhos.

Síndrome do olho seco

Se durante o inverno já diminui a nossa lubrificação natural dos olhos, a síndrome do olho seco é uma doença crônica com a mesma característica. No Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a síndrome do olho seco.

Os sintomas são parecidos com os da conjuntivite: irritação, ardência, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em ambientes com ar-condicionado e sensibilidade à luz. O tratamento é à base de lubrificantes e ingestão de antioxidantes, prescritos por especialistas.

Redobre os cuidados com a saúde dos olhos no inverno!

Agora que você já conhece as doenças mais comuns que atacam os olhos no inverno, redobre a atenção!

Profissionais da saúde também devem ficar atentos e usar sempre luvas de proteção no atendimento a pacientes.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Com um moderno Centro de Distribuição, certificado pela ANVISA em Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Produtos para Saúde, a Supermax Brasil possui estoque com entrega imediata.

A área de armazenagem conta com controle de temperatura, umidade e luminosidade, preservando as características originais das embalagens e dos produtos.

Fonte: