Hepatite C: o que é, quanto tempo vive o vírus e a importância do uso de luvas de proteção

A Hepatite C é uma doença silenciosa, transmitida principalmente pelo contato com o sangue contaminado.

Também conhecida como “epidemia silenciosa”, a hepatite C é uma inflamação no fígado causada pelo vírus HCV. Como na maioria dos casos não apresenta sintomas, os infectados podem conviver anos com a doença sem saber.

Durante a evolução da doença crônica, os sintomas podem ser confundidos com stress, intoxicação, ou ainda depressão. Cansaço, dor abdominal, enjoo, vômito, urina escura e icterícia não são frequentes, e podem surgir apenas em estágios avançados.

Na sua fase crônica, a Hepatite C pode levar à cirrose, insuficiência hepática e câncer no fígado.

O vírus da Hepatite C só foi identificado em 1989, e sua transmissão se dá principalmente por via sanguínea. Os usuários de drogas injetáveis, e quem passou por cirurgias ou transfusões de sangue antes de 1992 são os principais atingidos pela doença.

Estima-se que cerca de 170 milhões de pessoas no mundo sejam portadores crônicos da Hepatite C, cerca de 3% da população.

O VÍRUS DA HEPATITE C PODE SOBREVIVER FORA DO ORGANISMO POR ATÉ 6 SEMANAS

Pesquisadores da Escola de Medicina de Yale comprovaram, em 2014, que o vírus HCV pode sobreviver por até 6 semanas fora do organismo. Antes da pesquisa acreditava-se que o vírus sobrevivia por no máximo 4 dias.

A IMPORTÂNCIA DO USO DE LUVAS DE PROTEÇÃO

A principal fonte de transmissão da Hepatite C é pelo contato com o sangue contaminado. Por isso é essencial que profissionais da área da saúde utilizem luvas de proteção em todos os procedimentos em que houver risco de contato sanguíneo.

Manicures, tatuadores e outros profissionais que sejam expostos ao sangue também devem usar as luvas de proteção.

Em pesquisa realizada em salões de beleza de São Paulo, a jornalista Juliana Conte, que trabalha com o Dr. Drauzio Varella, identificou que 8% das manicures estavam contaminadas com Hepatite B, e 2% com a Hepatite C.

Veja a matéria completa aqui!

SOBRE A SUPERMAX

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos: http://supermax-brasil.com/index.php/produtos/

 

Fonte:

http://ctemquesaber.com.br/2013/2014/02/pesquisa-revela-que-o-virus-da-hepatite-c-pode-sobreviver-ate-6-semanas-fora-do-organismo/

http://www.roche.pt/hepatites/hepatitec/

https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/hepatite-c

https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/as-manicures-e-o-risco-de-hepatites/