Saúde bucal: alguns problemas são mais propensos de acontecer na terceira idade

É preciso redobrar os cuidados com a saúde bucal na terceira idade.

Para viver plenamente a terceira idade, alguns cuidados extras com a saúde bucal são necessários. Estima-se que até 2027, 38 milhões de brasileiros estarão nessa fase tão especial da vida, e por isso preparamos algumas dicas especiais.

Na terceira idade acontece uma série de alterações em nosso organismo, como a diminuição da massa muscular e óssea, aumento do colesterol, redução da imunidade e assim por diante.

Alguns problemas bucais também são mais comuns nos idosos, como a periodontite, a gengivite e a cárie de raiz. Na terceira idade também diminui a produção de saliva, o que aumenta o mau hálito e a boca seca.

A saliva contém nutrientes como o cálcio e o fosfato, importantes aliados da saúde bucal e dos dentes. Alguns medicamentos necessários na terceira idade também contribuem para a diminuição da produção de saliva.

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade 

Confira abaixo algumas dicas de saúde bucal para a terceira idade:

  • Beba água constantemente, para estimular a produção de saliva;
  • Mantenha uma alimentação rica em fibras, grãos, frutas, verduras e legumes;
  • Consulte um dentista regularmente;
  • Faça a escovação pelo menos 3 vezes ao dia, com escova de cerdas macias e sem muita pressão para não machucar os dentes;
  • Use creme dental com flúor;
  • Passe o fio dental diariamente;
  • Se você tem limitação de movimentos, utilize escovas elétricas;
  • A higienização de próteses deve ser feita sempre fora da boca, com pasta especial. Não use água quente, e antes de dormir coloque-a em um copo com água e 1 colher de água sanitária.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Com um moderno Centro de Distribuição, certificado pela ANVISA em Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Produtos para Saúde, a Supermax Brasil possui estoque com entrega imediata.

A área de armazenagem conta com controle de temperatura, umidade e luminosidade, preservando as características originais das embalagens e dos produtos.