Saúde pública: qual a importância que os veterinários têm diante dela?

Conheça as áreas de atuação e a importância do veterinário na saúde pública.

Muita gente acha que eles cuidam somente dos animais, e desconhecem a importância do veterinário na saúde pública. A linha de atuação destes profissionais vai muito além.

Quando eles asseguram a produtividade dos rebanhos, por exemplo, estão também diminuindo o risco de transmissão de doenças ao homem, e proporcionando alimentos de melhor qualidade.

Confira algumas áreas de atuação e a importância do veterinário na saúde pública:

Fiscalização de estabelecimentos e serviços

O médico veterinário pode atuar na fiscalização de estabelecimentos de interesse à saúde, tais como: indústrias, distribuição e comércio de alimentos, refeitórios, açougues, abatedouros de animais (SIM, SIP e SIF), além de bares, restaurantes e lanchonetes.

O veterinário também atua na fiscalização de serviços como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios de análises clínicas e de biotecnologia, cemitérios, drogarias veterinárias, pet-shops, farmácias e drogarias, indústria de cosméticos e saneamento ambiental.

Fiscalização zoosanitária em imóveis

O veterinário também é responsável pela fiscalização em imóveis comerciais e residenciais, quando há denúncias de maus tratos aos animais ou de irregularidades no saneamento ambiental.

Manejo da fauna sinantrópica

O médico veterinário é responsável pelo controle integrado de vetores e roedores, e pelo manejo populacional de cães e gatos.

Fiscalização do gerenciamento de resíduos 

A fiscalização da implantação do plano de gerenciamento de resíduos de serviços da saúde também é uma das áreas de atividade do médico veterinário. Isso engloba resíduos animais ou humanos, de origem biológica, destinação de cadáveres e carcaças, produtos químicos, físicos ou inertes.

Ação integrada com a vigilância epidemiológica

O médico veterinário atua em conjunto com a vigilância epidemiológica em casos de surtos alimentares e outros agravos, transmissíveis ou não. Também atua no controle de zoonoses emergentes e nas campanhas de imunização.

Programas zoosanitários

O desenvolvimento e execução de programas zoosanitários, junto às Unidades de Saúde e comunidades, também é uma das áreas de atuação do veterinário.

Participação no controle social do SUS

A importância do veterinário na saúde pública também é observada na inserção do profissional junto aos Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde em todas as esferas da União.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos.

Fontes: