Infecção hospitalar: saiba como evitar

Todos os hospitais e clínicas devem seguir orientações sobre como evitar infecção hospitalar.

Segundo a Anvisa, ela atinge 14% dos pacientes internados no Brasil. Por isso é importante saber como evitar infecção hospitalar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 234 milhões de pessoas são operadas no mundo a cada ano. Desse total, cerca de 1 milhão morre e outras 7 milhões sofrem complicações no pós operatório devido a infecções hospitalares.

Como evitar infecção hospitalar

  • Médicos e enfermeiros devem sempre lavar as mãos antes e depois do contato com os pacientes. Os profissionais devem também usar luvas descartáveis e jalecos, e em alguns casos até máscaras. Veja aqui uma matéria sobre os tipos de luvas descartáveis, suas vantagens e desvantagens.
  • Evite levar flores para pacientes no hospital. Elas podem ser fontes de infecção, já que podem conter bichos e sujeira. Crianças e bebês de colo também não devem visitar o hospital, já que não têm a imunidade 100% desenvolvida. Se você estiver com gripe ou com algum outro tipo de doença contagiosa, adie a visita até estar bem de saúde.
  • Preste atenção nos detalhes e nas medidas de higiene do local. A presença de pias e de álcool gel em todas as áreas, inclusive nos quartos, é essencial. As mãos são o principal meio de transmissão de micróbios, por isso higienize sempre as suas, antes e depois da visita.
  • Verifique se o hospital ou clínica possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Ela é essencial para controlar os processos e indicar as melhores práticas para livrar o ambiente dos micróbios e bactérias.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Com um moderno Centro de Distribuição, certificado pela ANVISA em Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Produtos para Saúde, a Supermax Brasil possui estoque com entrega imediata.

A área de armazenagem conta com controle de temperatura, umidade e luminosidade, preservando as características originais das embalagens e dos produtos.

Fontes: