Tipos de luvas: vantagens e desvantagens dos materiais

Entenda as vantagens e desvantagens entre os diferentes tipos de luvas: Látex, vinil, nitrilo e neoprene.

A higiene das mãos, aliada ao uso correto dos tipos de luvas, são pilares para prevenção da transmissão de microrganismos na área da saúde. Apesar disso, a adesão global a esta prática infelizmente permanece baixa.

A decisão de usar ou não, e de escolha dos tipos de luvas, deve ser baseada na avaliação do risco do procedimento. Para isso leva-se em conta a exposição a sangue e fluidos corporais potencialmente contaminados.

De acordo com a legislação vigente, o uso dos diferentes tipos de luvas tem como finalidade:

  • Proteger as mãos dos profissionais da área de saúde do contato com o sangue e fluidos corporais potencialmente contaminados;
  • Proteger os pacientes;
  • Reduzir o risco da transmissão de microrganismos para pacientes e profissionais.

Tipos de luvas

De acordo com o uso e finalidade, os tipos de luvas são divididos em 2 grupos:

Luvas cirúrgicas (estéreis)

São EPI de uso único, descartável. Possuem formato anatômico, com punhos ajustáveis ao braço do usuário. São os tipos de luvas usados em cirurgias.

Luvas não cirúrgicas (não estéreis)

Também de uso único, as luvas não estéreis são usadas em procedimentos não cirúrgicos para assistência à saúde.

Vantagens e desvantagens dos tipos de luvas

Quanto ao material usado na fabricação dos diferentes tipos de luvas, elas podem ser de látex, vinil, nitrilo e neoprene.

Confira o guia completo de recomendações sobre o uso de luvas em serviços de saúde aqui.

Os tipos de luvas apresentam vantagens e desvantagens em relação ao uso.

Veja quais são:

Látex

  • Vantagens: Boa qualidade de barreira / Forte e durável / Boa qualidade de vedação / Bom conforto e ajuste / Boa proteção contra a maioria das substâncias cáusticas e detergentes.
  • Desvantagens: Não recomendado para o contato com óleos, graxas e orgânicos / Não recomendado para indivíduos alérgicos ou sensíveis ao látex / Não recomendado para indivíduos próximos daqueles que são alérgicos ou sensíveis ao látex.

Vinil

  • Vantagens: Oferece bom nível de proteção, porém baseado na qualidade do fabricante / Média resistência a produtos químicos.
  • Desvantagens: Não recomendada para o contato com solventes, aldeídos e cetonas / Qualidade variável entre os fabricantes / Perfura com facilidade / Rígida , não elástica.

Nitrilo

  • Vantagens: Boa destreza / Forte e durável / Resistente às perfurações / Bom conforto e ajuste / Excelente resistência a produtos químicos.
  • Desvantagens: Não recomendada para o contato com solventes, ésteres e cetonas.

Neoprene

  • Vantagens: Boa qualidade de barreira / Forte e durável / Bom conforto e ajuste / Boa proteção contra produtos cáusticos, corrosivos.
  • Desvantagens: Não recomendada para o contato com solventes.

Sobre a Supermax 

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos.

Fonte: