Proteção química: normas para certificação das luvas

As luvas de proteção química devem ser testadas e certificadas de acordo com os parâmetros da norma técnica ISO 374.

Desde julho de 2017, os ensaios para certificação das luvas de proteção química devem seguir a versão vigente da ISO 374:2016.

A norma técnica especifica os requisitos, métodos de ensaios, marcações e informações fornecidas para luvas de proteção química. Essas luvas protegem o usuário contra produtos químicos.

De acordo com a ISO 374, produtos químicos perigosos são toda substância química potencialmente perigosa à saúde, podendo ser mutagênica, carcinogênica, tóxica, corrosiva, irritante, sensibilizante ou reprotóxica.

O Certificado de Aprovação (CA) das luvas de proteção química só é emitido ou renovado após ensaios em condições laboratoriais. Elas não podem sofrer vazamentos, e a degradação é determinada para cada produto químico ensaiado.

A degradação é qualquer mudança prejudicial em uma ou mais propriedades de um material da luva de proteção química, em razão de contato com um produto químico. Pode ser notada através de várias formas, como descamação, dilatação, mudança de cor ou tamanho, endurecimento ou amolecimento.

A combinação entre luvas de proteção e produtos químicos deve ser classificada de acordo com os tempos de ruptura e referido nível de desempenho de permeação.

Luvas de proteção química Select da Supermax

As luvas de proteção química Select da Supermax foram testadas e certificadas de acordo com a ISO 374, e levam na embalagem o seguinte pictograma:

blog supermax

As luvas Supermax Select foram testadas para as seguintes substâncias químicas, e apresentaram os respectivos níveis de desempenho:

  • Código K / Hidróxido de Sódio 40% / CAS nº 1310-73-2 / Degradação 1%
  • Código O / Amônia 25% / CAS nº 1336-21-6 / Degradação 1%
  • Código P / Peróxido de Hidrogênio 30% / CAS nº 7722-84-1 / Degradação 10%
  • Resistência a Permeação de produtos químicos (K, O e P): Tempo de ruptura de 480 min e nível de desempenho 6.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos.