Vacinação: mitos e verdades sobre as vacinas

A vacinação é extremamente importante para a saúde e para a erradicação de doenças fatais, que já foram epidemia até meados do século passado.

Graças à vacinação, doenças como a coqueluche, sarampo e rubéola, que matavam milhares de pessoas até meados do século passado, estão sob controle hoje em dia. Mas elas poderiam voltar a tornar-se epidemia se as pessoas parassem de se vacinar.

A vacinação é importante não só para quem toma a vacina, mas também para as pessoas em seu redor. Quem não se vacina está contribuindo para o aumento da circulação de doenças.

Tomar vacina é a maneira mais eficaz de se proteger de várias doenças, que podem levar inclusive à morte. A maioria das doenças prevenidas pela vacinação são transmitidas por objetos contaminados, ou pela tosse e saliva de pessoas doentes.

A vacinação é eficaz e segura

As vacinas são feitas com microrganismos enfraquecidos ou mortos da própria doença que previne. Eles preparam o corpo para combater a doença quando necessário, e por estarem enfraquecidos fazem com que o corpo não as desenvolva.

No Brasil, todas as vacinas são avaliadas e licenciadas pela Anvisa. Elas passam por diversas fases de testes antes da liberação, para garantir a segurança da população.

Alguns efeitos colaterais leves podem ser observados após a vacinação, como dor no local e febre baixa. Mas não são nada se comparados aos transtornos causados pelas doenças que as vacinas previnem.

A importância do calendário de vacinação na infância

Desde os primeiros meses de vida do bebê até a adolescência, existem vacinas específicas que devem ser tomadas em cada fase. Confira aqui o calendário de vacinação do nascimento até os 10 anos de vida.

O Ministério da Saúde tem um calendário com as datas de vacinação para bebês, crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Consulte um médico para mais informações.

Mitos sobre a vacinação

Mesmo com todos os benefícios das vacinas, existem alguns mitos que fazem com que muitas pessoas ainda não se vacinem. Veja alguns deles:

  • Mito: Uma melhor higiene e saneamento básico farão as doenças desaparecerem. Portanto vacinas não são necessárias.
  • Mito: As vacinas contêm mercúrio, que é perigoso.
  • Mito: Vacinas causam autismo.
  • Mito: As vacinas causam vários efeitos colaterais sérios e de longo prazo ainda desconhecidos. A vacinação pode até ser fatal.

Confira mais mitos e verdades aqui.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos.

Fontes: