Dormir melhor: dicas para descansar e combater o estresse do dia a dia

Se o estresse do dia a dia está lhe tirando o sono, você não está sozinho nessa. Confira algumas dicas e hábitos que podem lhe ajudar a dormir melhor.

De repente, um barulho ou aquela vontade de ir ao banheiro te acordam na madrugada. E aí você fica se revirando na cama torcendo para o sono voltar. Mas começa a pensar no trabalho ou em algum outro problema que literalmente vem tirando o seu sono. Diante de situações como essas, como conseguir dormir melhor?

O estresse é um dos maiores causadores da insônia. E a insônia aguda é bem mais comum do que você imagina. Afinal, desacelerar e deixar todos os problemas para o lado de fora de casa, ou pelo menos do lado de fora do quarto, não é tão simples assim.

Especialistas dizem que a insônia pode vir após uma grande mudança, como um novo emprego ou uma transferência para outra cidade. Mas outros fatores também podem impactar nosso sono, como notícias negativas, longas horas de trabalho, e problemas na família.

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde, e para aguentarmos a rotina estressante com equilíbrio. E alguns hábitos e dicas simples podem ajudar a relaxar e esquecer os problemas antes de dormir. Veja quais são:

Preparando o terreno

Uma questão básica para uma boa noite de sono é um quarto agradável e relaxante. Certifique-se de deixá-lo na temperatura correta, nem muito quente e nem muito frio. Escolha colchão, travesseiros e roupas de cama confortáveis.

E elimine também qualquer fonte de ruído e luz que possam lhe atrapalhar. Em alguns casos, até mesmo a luzinha da TV em stand by, ou uma torneira pingando no banheiro podem acabar com a noite de muita gente.

Esqueça os carneirinhos

Se você acordar durante a noite, não fique na cama por muito tempo. Especialistas recomendam nunca passar mais de 20 minutos deitado esperando o sono chegar.

Levante e faça algo que você considere chato, e que vai acabar lhe dando sono. Mas evite ligar a TV, ou pegar aquele livro que você não consegue mais parar de ler. Ou seja, você até pode contar carneirinhos, mas longe da cama!

Nada de café e álcool

Pessoas mais sensíveis à cafeína devem cortar o cafezinho após as 14h. Chá verde, chocolate, refrigerantes e alguns analgésicos também são fontes de cafeína e devem ser evitados após esse horário.

Outro vilão para o sono é o álcool. Muitas pessoas acreditam que umas taças de vinho ou uma cervejinha ajudam a dormir. E é verdade, mas um sono menos profundo e por menos tempo. E aí a insônia pode atacar.

Se você não consegue esquecer os problemas, pense neles mais cedo

Não deixe para lidar com os problemas na hora de dormir. Faça isso o mais cedo possível, e longe do seu quarto. O hábito de remoer preocupações na cama pode transformar insônia aguda em insônia crônica.

Sem falar que pela manhã estamos mais ativos e conseguimos raciocinar melhor. Então você tem mais chances de encontrar uma boa solução para o problema que estava lhe tirando o sono!

Se durar mais de três meses, procure um médico

Se mesmo com essas dicas e mudanças de hábito você continua com insônia por mais de 3 meses, procure um especialista em distúrbios do sono.

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA. Conheça aqui nossos produtos.

Fonte: