Doenças bucais: aprenda o que fazer para preveni-las

A boa saúde bucal é essencial para a saúde de todo o corpo. Saiba quais são e como prevenir as doenças bucais.

A boca é uma das principais portas de entrada de bactérias em nosso corpo. Por isso devemos manter sempre uma boa higiene bucal. Algumas atitudes simples podem prevenir doenças bucais e ajudar a manter a boa saúde de nosso corpo.

Trocar a escova uma vez por mês, usar fio dental diariamente, creme dental com flúor, e consultar um dentista a cada 6 meses são exemplos eficazes de prevenção. A boa alimentação, e consumo moderado de açúcar também são fortes aliados da saúde bucal.

Muitas pessoas só procuram um dentista quando algo está errado. E aí pode ser tarde demais. Em alguns casos mais graves a perda do dente é inevitável. Mas doenças como a cárie, gengivite, periodontite e bruxismo podem ser evitados com consultas regulares ao dentista.

Principais doenças bucais

Cáries

Mais comuns em crianças, as cáries também atacam adultos de todas as idades. A cárie é a destruição do dente pela ação de bactérias, que liberam ácidos que corroem a estrutura do dente.

Gengivite

A gengivite acontece quando há o acúmulo de placa bacteriana entre a base do dente e a gengiva, provocando inflamação. Se não tratada pode evoluir para a periodontite, que ataca também toda a estrutura óssea que dá suporte aos dentes.

Bruxismo

É a ação de ranger e apertar os dentes durante o sono. O stress é uma das principais causas do bruxismo, por isso a prática de atividades físicas é uma boa forma de prevenção.

Halitose

Também conhecida como mau hálito, atinge cerca de metade da população. Maus hábitos de higiene, problemas de saúde e má alimentação estão entre as causas do mau hálito.

Como prevenir doenças bucais

A melhor maneira de prevenção é consultar um dentista regularmente, a cada 6 meses. Escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir, usar fio dental, e manter uma boa alimentação também são essenciais para a boa saúde bucal.

A importância do uso de materiais de qualidade

Em um consultório odontológico, a higiene está em primeiro lugar. O uso de equipamentos de qualidade é essencial para garantir a saúde dos profissionais e dos pacientes.

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Conheça nossa linha de produtos aqui.

Fontes: