Imunidade infantil: algumas dicas de como melhorá-la

Confira 7 dicas para melhorar a imunidade de seus filhos.

Já perdeu a conta de quantas vezes seus filhos ficaram doentes no ano, e acha que tem algo errado com eles? Calma, isso é normal. As crianças têm um sistema imunológico em desenvolvimento, diferente dos adultos, e por isso ficam doentes mais vezes.

Até os 6 meses de vida, as crianças ficam protegidas pela imunidade adquirida da mãe durante a gravidez e com a amamentação. Entre os 6 meses e os 7 anos, elas ficam mais vulneráveis.

É justamente nesse período que elas entram na escolinha, e aí as doenças aumentam na mesma proporção que o desespero dos pais. No primeiro ano de escola, as crianças podem ter até 12 infecções, que variam de acordo com o clima e as estações.

Durante o verão são mais comuns as viroses, diarreias e vômitos. Já no inverno aumentam os casos de doenças respiratórias, gripes e resfriados.

E como não temos como criar os filhos dentro de bolhas, algumas atitudes simples podem ajudar a passar por essa fase de forma mais tranquila.

Confira 7 dicas para fortalecer a saúde dos pequenos:

Amamentação

Já falamos da importância dela para a imunidade no início do texto. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida.

A amamentação também ajuda a recuperação mais rápida de enfermidades, e fornece os nutrientes para a produção de células de defesa, prevenindo diabetes e hipertensão.

Vacinação

Não tem quem goste de tomar vacina. Muito menos de segurar os pequenos enquanto eles tomam as picadas e choram a ponto de partir o coração. Mas as vacinas nos protegem de doenças graves, que podem trazer graves sequelas e até mesmo a morte.

O incômodo da dor, e de raros efeitos adversos, não são nada comparados com as enfermidades das quais a vacinação nos protege. As crianças podem ficar expostas a doenças como sarampo, meningite e varicela, se não tomarem as vacinas específicas.

Alimentação

Uma das melhores aliadas da saúde é a boa alimentação. Refeições bem equilibradas, e com variedades de nutrientes são muito importantes para aumentar a resistência das crianças.

Nosso corpo precisa de vitaminas encontradas nas frutas, verduras e legumes, e do zinco e ferro presentes na carne, peixe, ovo e leite. A hidratação também é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.

Higiene

Lavar as mãos sempre antes das refeições e após usar o banheiro continua sendo uma atitude muito eficaz para evitar doenças. Na maior parte das vezes, adoecemos por colocar as mãos contaminadas na boca, olhos e nariz.

Mas cuidado com os excessos no uso de sabonetes, álcool gel e outros produtos, que podem aumentar os riscos de alergia. E nada de paranoia. Criança tem que se sujar mesmo, brincar na terra, na areia, na grama. Isso é importante também para o desenvolvimento da imunidade.

Dormir bem

A falta de sono causa aumento do cortisol, hormônio do estresse que leva à diminuição da imunidade. Por isso é importante garantir que as crianças tenham boas noites de sono. Evite que façam atividades muito agitadas e com eletrônicos antes de dormir.

Tomar sol

A falta de vitamina D é um dos principais problemas da vida urbana agitada. Obesidade e queda da imunidade são os principais problemas da falta de exposição solar. É importante expor as crianças ao sol por curtos períodos, antes das 10h e após as 16h, principalmente nas pernas e extremidades.

Consulte sempre um pediatra

As consultas periódicas ao pediatra são extremamente importantes. O médico acompanha de perto o desenvolvimento da criança, e ajuda na prevenção de doenças e no aumento da imunidade.

Em épocas em que temos as respostas para praticamente tudo no Google, não deixe de esclarecer as dúvidas importantes com o pediatra de seus filhos!

Sobre a Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Conheça aqui nossos produtos.

Fontes:

https://bebe.abril.com.br/saude/maneiras-impulsionar-imunidade-criancas/#
http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2014/12/7-maneiras-de-turbinar-imunidade-do-seu-filho.html