A importância do check-up para a saúde

A importância do check-up regularmente é grande, além de ser a melhor forma de prevenção para várias doenças.

Tem gente que começa a suar frio só de ouvir as palavras médico, hospital, exames. Mas a partir de uma certa idade, fazer check-ups preventivos regularmente é muito importante para a saúde. A prevenção é o melhor tratamento!

Nos homens, recomenda-se o check-up a partir dos 30 anos. Já nas mulheres, a partir dos 40. Mas nunca é cedo demais para realizar um check-up, já que o exame pode diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não se manifestou. Portanto, se você desconfia que algo não está bem com o seu corpo, mas ainda não está na faixa etária indicada, não perca tempo.

Geralmente, a frequência dos exames de check-up é a seguinte:

  • Adultos saudáveis: a cada 2 anos.
  • Pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, câncer): a cada 6 meses.
  • Pessoas com fatores de risco (obesos, fumantes, sedentários): a cada 1 ano.

Mas a real necessidade e frequência dos exames devem ser definidos pelos médicos que acompanham o paciente. E podem variar de acordo com o estado de saúde da pessoa, bem como de seu histórico de doenças e casos na família.

Pessoas com fatores de risco, principalmente de doenças cardíacas, devem redobrar a atenção. Qualquer alteração no organismo, como aumento do cansaço ou dor no peito, é motivo para procurar um médico e realizar os exames.

Exames do check-up

O check-up básico inclui os seguintes exames:

  • Exame de sangue (hemograma completo)
  • Análise de urina e fezes
  • Eletrocardiograma
  • Exame oftalmológico

Com estes exames é possível checar o funcionamento de vários órgãos, como rins, fígado e coração. Além disso, eles podem indicar a presença de parasitas e vírus no organismo, bem como de anemia e leucemia.

Fumantes também devem incluir outros exames no check-up, como a análise de marcadores tumorais, análise de expectoração, espirometria, e TAC ao tórax.

Mulheres saudáveis devem realizar o exame Papanicolau, e os homens a ultrassonografia e PSA, para avaliação da próstata.

A prevenção é o melhor tratamento.

Com um Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a norma ISO 9001 e RDC 16/2013, a Supermax prima pelo atendimento personalizado e qualificação de sua equipe técnica e comercial.

As luvas Supermax garantem a proteção dos profissionais e pacientes, e a prevenção de transmissão de várias doenças.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/check-up-medico/