EPI para odontologia: quais são e para que servem

O uso de EPI para odontologia é extremamente importante, pois os profissionais da área estão sujeitos à inúmeras doenças.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPI), aliado à desinfecção do ambiente e a esterilização do instrumental, definem o conjunto de biossegurança em odontologia.

Os profissionais da área estão sujeitos à inúmeras doenças, portanto o uso de EPIs é extremamente importante. Dentre eles estão o gorro, óculos de proteção, máscara, avental, luvas e sapatilhas.

Dois tipos de aventais são importantes: o de tecido e o descartável – destaque para o descartável em procedimentos cirúrgicos, que são considerados críticos.

A importância das luvas

Traumas rotineiros nas mãos dos dentistas causam rupturas não visíveis na epiderme. O sangue dos pacientes pode permanecer debaixo das unhas dos profissionais por até cinco dias. Os traumas pressionam esse sangue para o interior do corpo do dentista – e é por isso que o uso de luvas é essencial.

Em uma consulta, todos os procedimentos devem ser realizados com a devida proteção. A saliva do paciente é disseminada por todas as partes do consultório: telefone, gavetas, maçanetas, fichários e demais partes tocadas pelo profissional.

Portanto, as luvas devem ser usadas sempre que houver o contato com instrumentos e superfícies possivelmente contaminadas com sangue ou secreções. As luvas devem cobrir os punhos do jaleco, que devem ter mangas compridas.

No final de cada atendimento, o profissional deve retirar as luvas e lavar as mãos com detergente antisséptico. Somente após a higienização das mãos um novo par de luvas deve ser colocado, para iniciar o atendimento ao próximo paciente.

A Supermax

A Supermax é uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de luvas para a saúde e líder de vendas no segmento odontológico nos EUA.

Conheça toda nossa linha de luvas em látex e nitrilo aqui.

Fontes:

http://odontologiadotrabalhotoscano.blogspot.com.br/2008/11/equipamentos-de-proteo-individual-epi.html